quinta-feira, 19 de abril de 2007

Música Clássica: de graça e cultural

Eu sabia que antes do final do dia eu ia arrumar alguma coisa pra escrever sobre! E hoje trago a vocês um breve texto sobre a apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraiba, ao qual tive o imenso prazer de assistir hoje, de "grátis" no Cine Banguê, localizado no Espaço Cultural.

O programa de hoje começou com a composição Gymnopédies números 1 e 3 de Satie e Debussy. É Baseada no violino com uma melodia belissima. Nunca tinha ouvido falar nesses compositores, e por consequencia, os que eu menos queria ouvir nessa apresentação. Mas acabou sendo a composição que mais me chamou atenção na noite.

Depois veio o Concerto para piano número 1, Op 11 do Grande mestre Chopin. Não vou negar que esse é um belo concerto, mas sua longa duração o deixou, na minha opinião, um pouco monotono. Mas o final foi maravilhoso. O público aplaudiu muito. Destaque total para o pianista carioca convidado que brilhou tanto nesse concerto, que acabou tocando uma música sozinho, logo depois das incansáveis palmas do público que praticamente imploravam por um bis. E obviamente, não fez feio. O cara realmente é um mestre no piano. Tinha hora que os braços dele deslizavam no piano de uma forma tão impressionante que podiam ser comparadas a uma bailarina com toda sua sutileza e seu charme dançando em algum teatro. Magnifico!

Depois de um curto intervalo, veio as Bachianas Brasileiras número 8 de H. Villa Lobos, para o Grand Finale. E que Grand Finale! Tinha escutado algumas coisas de Villa Lobos no piano, mas nada tão grandioso assim. E essa composição não contava com o piano, mas de qualquer forma era muito bonita. E tinha um final totalmente esplendoroso. Perfeito pra fechar uma noite perfeita. Calma... Já ia me esquecendo de contar uma coisa. Depois de Villa Lobos, ainda teve mais outro bis. O maestro disse logo após de retornar do intervalo, que depois que acabassem a apresentação, se fossem muito aplaudidos, eles iam mostrar uma surpresa. E foi realmente isso que aconteceu, ainda mais depois de um final tão espetacular como o da composição de Villa Lobos. O público aplaudia insanamente sem mostrar sinais de parar, até que a Orquestra se organiza-se de novo para começar o bis. Mas o bis foi fraquinho, na minha opinião. Foi uma música calma que eu desconheço. Eu esperava algo mais alegre e animado. Mas valeu de qualquer forma. Até porque era dificil alguma coisa estragar essa noite maravilhosa.

Ah, outra coisa. Pra quem ama ou aprecia a música clássica, sabe que cada composição é dividida em movimentos, ou partes que tem pequenos intervalos pra começar a outra. E o correto de aplaudir, é quando é terminada de ser executada toda a composição, ou seja, todas as partes. E isso foi dito pelo Maestro antes do Grand Finale, e ainda teve gente que insistia em bater palmas antes do final da composição. Isso me tirou boas risadas.

Essa acho que foi a quarta vez que fui assistir a Orquestra Sinfônica da Paraiba. E a cada vez que eu vou gosto mais e mais. Eu não costumo ouvir muita música classica em casa. Não é o tipo de música que eu amo. Mas com certeza sou um grande apreciador. E você assistir uma dessas composições sendo tocadas ao vivo, é uma coisa realmente fantástica e emocionante, porque a música clássica ganha uma vivacidade incrível quanto tocada ao vivo, mas ainda do que outra música de qualquer outro estilo.

Acho que todo mundo, até os que não gostam, deveriam assistir a uma apresentação dessas pelo menos uma vez. Porque é uma coisa que valhe a pena. Apesar do teatro daqui, infelizmente ser decadente. Mas de qualquer forma a apresentação da Orquestra daqui é impecável. Os músicos são muito bons. E ainda mais é de graça. Quer coisa melhor? E ainda tem gente que paga 40 reais pra ir no Asa de Águia. Mas gosto não se discute, não é?

E que venha a próxima apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraiba no dia 3 de maio! Mas antes, no dia 26 desse mês, tem a apresentação do Quinteto de Uirapuru. Acho devo ir lá conferir :)

2 comentários:

Linaldo Guedes disse...

eita, dani, quase que eu ia. a gripe não deixou. a prquestra sinfônica é maravilhosa. um dos maiores patrimônios culturais da Paraíba. ah, e as Bachianas é demais!!! parabéns pelo texto e pela sensibilidade musical...abraços

Anônimo disse...

A Orquestra Sinfônica é um privilégio que a PB tem. Gostei do texto.