sexta-feira, 13 de abril de 2007

Supersticiosos, se preparem! Hoje é sexta-feira 13


Hoje é sexta-feira 13. E porque não falar desse dia tão conhecido por todos e temido por muitos.

Segundo o famoso site Wikipedia, essa superstição teve origem no dia 13 de outubro de 1307, obviamente uma sexta-feira, quando Luis Felipe IV da França declarou como ilegal a Ordem dos Témplarios. Assim, todos os membros foram presos, outros torturados, e posteriamente condenados a pena de morte por heresia. Outra versão provém dos cristãos, que afirmam que essa superstição teve origem por causa que Cristo foi crucificado numa sexta-feira e que havia 13 pessoas na mesa na última ceia. Há ainda outras versões que provém da mitológia nórdica, que vou me abster de comentar, por achar que essas duas já são suficientes.

Em suma, a sexta-feira 13 é considerado um dia de azar pelos supersticiosos. Um dia em que acordar com o pé esquerdo, ver um gato preto na rua, ou ainda passar por debaixo de uma escada, pode trazer sérios problemas. Muitas vezes as pessoas são tão superticiosas que chegam ao ponto de nem sairem de casa, para evitarem essas coisas.

Eu como não sou nenhum pouco supersticioso, levo esse dia na brincadeira, e é claro, sempre que posso tiro muito sarro dos meus amigos supersticiosos.

Para os supersticiosos, desejo uma boa sorte para passarem tranquilos por esse dia. E para os demais, que tirem muito sarro dos seus colegas que acreditam nessa crença.

2 comentários:

Linaldo Guedes disse...

pé de pato, mangalô... vixe, saber que tem gente que tem medo mesmo da sexta-feira 13. sou meio desligado para isso...mas foi bom você lembrar. de repente num é bom facilitar...

Essa Menina. disse...

Eu nem ligava muito pra sexta-feira 13, mas depois de hoje ;/
diazinho ruim hein?